Papel de Parede Vinílico:
Durabilidade e Qualidade: O papel de parede vinílico é conhecido por sua durabilidade e qualidade nos acabamentos, principalmente nas emendas, pois ele é colado rente de uma faixa para outra. Ele oferece uma ampla variedade de cores, estampas e texturas.
Efeito Sofisticado: O papel de parede vinílico pode emular diferentes tons, evidenciar texturas e até ter um efeito metálico. Isso o torna mais sofisticado e elegante.
Necessita de Cola Específica: A cola mais comum para aplicar papel de parede é a cola em pó C.M.C. (Carbox Metil Celulose). Essa cola é bastante popular devido ao seu baixo custo, não ser tóxica e não ter cheiro. Ela é diluída em água antes da aplicação e oferece uma boa aderência para a maioria dos tipos de papéis de parede.
Adesivo de Parede:
Facilidade de Aplicação: O adesivo de parede possui sua própria cola no verso, tornando a aplicação mais fácil. Não é necessário contratar um profissional, e uma espátula ajuda a evitar bolhas.
Maior resistência à umidade: Os adesivos são ideais para azulejo de banheiro e cozinha, pois o material possui resistência a água, diferentemente do papel de parede.
Menor Durabilidade: No entanto, o adesivo tende a perder a cor com o tempo, e sua durabilidade é menor. Evite usá-lo em áreas com incidência direta de luz solar.
Menor Qualidade de Acabamento: O Adesivo para instalação é necessário sobre cavalar para a instalação, fazendo com que a emenda fique bem evidente. Além disso, o adesivo evidencia mais as imperfeições da parede por ser mais fino que o papel de parede.
Limitação de Texturas: O adesivo é liso ao toque devido ao material vinílico, impossibilitando o uso de texturas, mas suas estampas imitam materiais como madeira e pedra.
Onde Usar:
Tanto o papel de parede quanto os adesivos funcionam bem em áreas “secas” como salas de estar, jantar, lavabos, escritórios e dormitórios.
Para cozinhas e banheiros, o adesivo é o mais indicado para áreas mais úmidas.